PREFEITURA
MUNICIPAL DE FORTALEZA
SECRETARIA
EXECUTIVA REGIONAL II
EMEIF
FREI AGOSTINHO FERNANDES
PROFESSORA:
GILMARA DOMINGUES
IDENTIFICAÇÃO
Projeto:
Eu e meus novos colegas.
Tema
relacionado: Adaptação, integração.
Período
de realização: 22/03 a 30/04/2010
Grupos
envolvidos: Educadores, pais, alunos e todos os funcionários
da escola.
JUSTIFICATIVA:
O
projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida
fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a
socialização da criança desenvolve-se
harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da
independência, confiança em si, adaptabilidade e
rendimento intelectual.
Caberá a nós educadores,
estimular e orientar a criança, considerando os estágios
de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O
ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global
estará, certamente favorecendo a aproximação da
criança à realidade escolar.
OBJETIVO GERAL:
Favorecer
um ambiente rico em estímulos, onde a criança e o
adolescente poderá conhecer, viver novas experiências,
expressando seus pensamentos sentimentos e emoções
livremente;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Integral
a criança com o meio;Oportunizar
a criança, a vivencia de situações que a
favorecem o desenvolvimento da integração,
participação, solidariedade, responsabilidade,
criatividade e convivência;Reconhecer
seu nome, colegas e de todos que formam a comunidade escolar;Conhecer
as dependências da escola;
Assimilar a importância
da escola na sua vida;Elaboração
e leitura (sempre que necessário) das regras de convivência;Vivenciar
o verdadeiro sentido da Páscoa;Conhecer
os símbolos da Páscoa;Incentivar
o gosto pela música;
ATIVIDADES:Cantigas
De Roda;
Histórias;
Construção
de textos;
Pintura
coletiva;
Construção
de crachás;
Dobraduras;
Vídeo;
Fantoche
do coelho;
Lembrancinhas.
METODOLOGIA:
Em
círculo contar histórias, depois explorá-las.
Desenhar o que mais gostou na história.
Construir
dobraduras dos personagens da história.
Dar
livros, revistas, papéis coloridos para na folha de papel
oficio colarem o que mais gostam de fazer.
Textos
e desenho sobre suas férias.
Construir
crachás para fixar os nomes, ler com eles, perguntar qual
letra começa o nome, quantas letras possui.
Desenhar
o caminho de sua casa até a escola. Quem mora perto? Passa
por onde? Padaria? Posto?
Conversar
sobre a Páscoa.
RECURSOS:
Folhas,
tintas,cartolinas,papel madeira livros de histórias, vídeo,
revistas, livros, cola, tesoura, pincel.
CULMINÂNCIA:
Exposição
dos trabalhos na sala e apresentação oral do projeto
pelas crianças (30/04/2010).
AVALIAÇÃO:
Observação
e registro das atividades realizadas pelas crianças,
participação individual e coletiva nas diversas
atividades realizadas,etc.