Projeto EU e MEUS COLEGAS

















PREFEITURA
MUNICIPAL DE FORTALEZA

SECRETARIA
EXECUTIVA REGIONAL II

EMEIF
FREI AGOSTINHO FERNANDES

PROFESSORA:
GILMARA DOMINGUES




IDENTIFICAÇÃO

Projeto:
Eu e meus novos colegas.

Tema
relacionado: Adaptação, integração.

Período
de realização: 22/03 a 30/04/2010

Grupos
envolvidos: Educadores, pais, alunos e todos os funcionários
da escola.

JUSTIFICATIVA:

O
projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida
fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a
socialização da criança desenvolve-se
harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da
independência, confiança em si, adaptabilidade e
rendimento intelectual.
Caberá a nós educadores,
estimular e orientar a criança, considerando os estágios
de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O
ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global
estará, certamente favorecendo a aproximação da
criança à realidade escolar.

OBJETIVO GERAL:

  • Favorecer
    um ambiente rico em estímulos, onde a criança e o
    adolescente poderá conhecer, viver novas experiências,
    expressando seus pensamentos sentimentos e emoções
    livremente;

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:





  • Integral
    a criança com o meio;

  • Oportunizar
    a criança, a vivencia de situações que a
    favorecem o desenvolvimento da integração,
    participação, solidariedade, responsabilidade,
    criatividade e convivência;

  • Reconhecer
    seu nome, colegas e de todos que formam a comunidade escolar;

  • Conhecer
    as dependências da escola;
    Assimilar a importância
    da escola na sua vida;

  • Elaboração
    e leitura (sempre que necessário) das regras de convivência;

  • Vivenciar
    o verdadeiro sentido da Páscoa;

  • Conhecer
    os símbolos da Páscoa;

  • Incentivar
    o gosto pela música;

    ATIVIDADES:

  • Cantigas
    De Roda;


  • Histórias;


  • Construção
    de textos;


  • Pintura
    coletiva;


  • Construção
    de crachás;


  • Dobraduras;


  • Vídeo;


  • Fantoche
    do coelho;


  • Lembrancinhas.

    METODOLOGIA:


  • Em
    círculo contar histórias, depois explorá-las.
    Desenhar o que mais gostou na história.


  • Construir
    dobraduras dos personagens da história.


  • Dar
    livros, revistas, papéis coloridos para na folha de papel
    oficio colarem o que mais gostam de fazer.


  • Textos
    e desenho sobre suas férias.


  • Construir
    crachás para fixar os nomes, ler com eles, perguntar qual
    letra começa o nome, quantas letras possui.


  • Desenhar
    o caminho de sua casa até a escola. Quem mora perto? Passa
    por onde? Padaria? Posto?


  • Conversar
    sobre a Páscoa.

    RECURSOS:

    Folhas,
    tintas,cartolinas,papel madeira livros de histórias, vídeo,
    revistas, livros, cola, tesoura, pincel.





CULMINÂNCIA:

Exposição dos trabalhos na sala e apresentação oral do projeto pelas crianças (30/04/2010).

AVALIAÇÃO:

Observação e registro das atividades realizadas pelas crianças, participação individual e coletiva nas diversas atividades realizadas,etc.